Bem vindo

A Associação Lar Renascer é um serviço de acolhimento institucional que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e/ou social. Desenvolve seu trabalho para o bem estar de cada acolhido. A instituição está localizada no Município de Artur Nogueira – SP.

Nossa História

Nos anos 90 a cidade de Artur Nogueira/SP contava com aproximadamente trinta mil habitantes e apresentava um rápido crescimento populacional. O poder público, naquela época, não dispunha de serviço de acolhimento que acolhesse e protegesse crianças e adolescentes em situação de risco.
Em junho de 1995 alguns munícipes sensibilizados e preocupados com as condições de vida dessas crianças, fundaram a Associação Lar Renascer cujo objetivo era receber crianças em regime de abrigo em caráter excepcional e provisório.
Devido a problemas gerenciais no ano de 2000, então presidente encerrou as atividades em agosto de 2005 a Prefeitura Municipal de Artur Nogueira, reorganizou o abrigo recebendo crianças e adolescentes que encontravam-se abrigados em outras cidades.
No ano de 2006, após a prefeitura analisar as dificuldades que a impediam de dar respostas mais assertivas e rápidas as demanda da instituição, visto que a maquina estatal e sua burocracia dificultava o processo, por isso, optou-se por reativar e apoiar a Associação Lar Renascer, nomeando uma presidente responsável e sua respectiva diretoria.
A instituição acolhe crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses. Com base no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e nas normativas referentes ao tema, atua na proteção integral da criança e do adolescente proporcionando dignidade, sociabilidade, autonomia e garantia dos direitos para o seu desenvolvimento.
Nossa demanda é variável com a capacidade de dez vagas, hoje podemos dizer que somos um serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em transformação, com uma abertura para a comunidade, sempre trabalhando em rede para uma maior eficiência na atuação do sistema de garantia de direitos.
A casa conta com profissionais dentre eles; coordenador, psicóloga, assistente social, cozinheira e cuidadoras de crianças. Esses profissionais são habilitados e preparados tecnicamente para lidar com a problemática dos acontecimentos decorrentes dentro da instituição.

Nossos Trabalhos

A Associação Lar Renascer desenvolve seus trabalhos em parcerias com as Secretarias Municipais, Promoção Social, Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e da comunidade de Artur Nogueira -SP.
Tendo como objetivo acolher crianças e adolescentes em situação de risco, enviadas pela Vara da Infância e Juventude e ou pelo Conselho Tutelar de Artur Nogueira.
Fazemos acompanhamento familiar, acompanhamento escolar, organizamos as atividades pós escolar, trabalhamos o Plano Individual Familiar com o acolhido, com a família e com a rede sócio assistencial e o sistema de garantia de direitos, articulamos atendimentos na rede para a família, acompanhamento da saúde, desenvolvimento e crescimento saudável.

Associação Lar Renascer
Rua Fernando Sia, 520 – Bairro Itamaraty – Artur Nogueira SP